terça-feira, Novembro 20, 2007

O significado de ironia...

Se acedermos ao dicionário da língua portuguesa on-line, podemos ler: "figura de retórica que exprime o contrário do que as palavras significam e que serve para depreciar ou engrandecer".

A ironia exprime o contrário do que é dito: "és tão inteligente...." (poiiiiis sim...), ou "és mesmo mesmo engraçada..." (não tens piadinha nenhuma...), ou ainda "és única para mim, não há mais ninguém que me prenda o olhar" (só se for do olho esquerdo, porque do direito...).

Enfim, ínfimas hipóteses para dar exemplos de ironia...

Mas a mais brilhante é quando essa ironia é feita com segundas intenções... brilhante, claro, mas no sentido pejorativo... A ironia depreciativa, se a podemos caracterizar assim, tem consequências avassaladoras (a minha auto-estima que o diga).

É que quando brincam connosco como "peões" de um jogo de xadrez... algumas pessoas até podem gostar de ser "coagidas", mas eu não.

Não há respeito quando brincam com as nossas competências.
Qual seria a vossa reacção, quando a respeito de um estágio (em que não há despesas inerentes a esse estágio), a empresa que acolhe o estagiário oferece a possibilidade de fazer uma formação (dentro da empresa), em troca do serviço prestado (de graça)?
Talvez a vossa reacção seja como a minha: uau, reconheceram o valor do meu trabalho, e essa formação seria uma espécie de vínculo entre ambas as partes...

Pois...depois da ilusão (e da ironia) chega o pedido reforçado do pagamento, a pronto ou em prestações, da dita formação...

Tenho mesmo de perder este vício de acreditar em tudo o que me dizem.

É que, quando a esmola é grande, o pobre desconfia........

Tenham cuidado com as ironias da vida...ainda são apanhados pela corrente e têm de pagar a factura...

Sem comentários:

Enviar um comentário